1. Quiltar era uma tarefa rotineira na vida de mulheres da América Colonial. - MITO
Enquanto o quilt era feito por mulheres que podiam importar os tecidos necessários, as mulheres "comuns" fiavam, tricotavam e costuravam somente o necessário para suas famílias. Apesar dos fios de lã e linho de baixa qualidade serem acessíveis, tecidos importados, a seda e o algodão necessários para o quilt eram mais caros. Somente por volta de 1840, quando a produção de tecidos mais baratos começou a ser difundida, mais mulheres passaram a ter tempo e materiais para quiltar.
Pegador de Panela (Joaninhas) |
2. Quilts especiais eram usados como sinais pelo movimento Underground Railroad. - MITO
Underground Railroad: rede informal de rotas secretas e esconderijos usados por escravos negros, no século XIX, para escapar para outros estados e para o Canadá em busca de liberdade.
Embora a ideia de quilts sendo usados como rotas secretas para ajudar na fuga dos escravos tenha um caráter romântico, não há evidências de que isso realmente tenha acontecido. Por outro lado, muitos quilts foram feitos em homenagem ao movimento.
Pegador de Panela (Joaninhas) |
O quilting tem sua origem no Antigo Egito ou antes. Roupas feitas com quilts têm sido usadas há bastante tempo. No século XVII, na Europa, por exemplo, surgiram as anáguas decorativas feitas com quilts. Até hoje, o quilt permanece como um tipo de artesanato muito popular em vários países.
Pegador de Panela (Joaninhas) |
4. Antigamente, as mulheres se reuniam com amigos e vizinhos para quiltar, criando o chamado Quilting Bee. - MITO
Se você leu o primeiro mito, verá que tais reuniões seriam pouco prováveis. Sabe-se que, naquela época, mulheres com mais tempo livre e posses realmente se reuniam com familiares e amigos para costurar. Contudo, era algo bem diferente do que se tem atualmente: associações e grupos compostos por um número bem mais elevado de artesãos.
Existem pinturas que retratam o que seria um Quilting Bee. Tais eventos, não tão frequentes, reuniam crianças, homens e mulheres, as quais quiltavam ou cozinhavam.
Pegador de Panela + Luva |
5. As mulheres de antigamente usavam pedaços de tecido para quiltar como uma forma de economizar. - MITO
Embora alguns artesãos usassem pedaços de roupa em seus quilts, outros compravam tecidos especiais para o trabalho.
A teoria da economia implica, ainda, em uma ideia de que quiltar seria um ofício penoso, o que não é verdade. Sabe-se que muitas mulheres daquela época apreciavam a criatividade envolvida no quilting.
Com o passar do tempo, a técnica foi sendo aprimorada e industrializada. Hoje em dia, há tecidos específicos para a prática do quilt e do patchwork.
Pegador de Panela + Luva |
6. Costurar e quiltar à mão sempre foi mais valorizado do que com o uso da máquina. - MITO
Quando máquinas de costura começaram a ser comercializadas, a posse de uma concedia ao seu dono uma espécie de status social. Assim, algumas mulheres usavam a máquina em suas costuras e quilts como forma exibir sua classe social.
Em determinadas comemorações históricas, a costura à mão realmente foi mais valorizada, mas esses momentos são exceções, já que não há registros de que o mesmo tenha acontecido quando surgiram as máquinas de costura.
Pegador de Panela |
Fátima China