A ideia de as mulheres terem as máquinas para aliviar sua carga de costura não foi tão bem recebida como se costuma pensar. Em meados do século XIX, as mulheres eram consideradas muito delicadas para executar algo mecânico. Contudo, paradoxalmente, elas não eram vistas como frágeis quando era necessário trabalhar dia e noite - cumprindo o intenso ritmo da época - para manter suas famílias com comida e roupas.
|
Patchwork |
Pensou-se, também, que as mulheres poderiam ser facilmente irritáveis, perigosas e, talvez, não suficientemente brilhantes para gerir um instrumento tão complicado. Além disso, havia a preocupação de que elas perdessem o controle e passassem seus dias comprando, jogando cartas com amigas e sabe-se lá o que mais, uma vez que, com o surgimento da máquina, gastariam menos tempo com as costuras e, consequentemente, teriam mais tempo livre.
|
Patchwork |
Embora outros inventores estivessem trabalhando no desenvolvimento de uma máquina de costura, quando foi sugerido a Isaac Singer que ele poderia ser capaz de conceber uma superior, sua resposta foi a seguinte: "Você quer acabar com a única coisa que mantém as mulheres calmas - a costura!" Mas Singer estava sempre pronto para qualquer esquema suscetível de render dinheiro, então decidiu continuar seu projeto. Na verdade, ele desenvolveu uma máquina tão sofisticada que tinha todas as características básicas encontradas em máquinas de costura atuais.
|
Patchwork |
Apesar de sua atitude pouco respeitosa para com as mulheres, Singer estava pronto para fazer o que fosse necessário para vender suas máquinas. Para convencer as pessoas de que as mulheres realmente eram capazes de operar esses intrincados mecanismos, ele usou as mesmas para demonstrar seu projeto a potenciais compradores. Ele, até mesmo, chegou a anunciar que uma criança poderia lidar com uma máquina daquelas. Outra propaganda divulgada foi a de que as mulheres teriam mais tempo para cuidar de seus maridos e filhos. Desse modo, o público foi sendo conquistado.
|
Patchwork |
Outro desafio na venda de máquinas de costura foi o preço. Originalmente, ele equivalia ao custo de um carro atual. Em alguns casos, várias famílias se organizavam e participavam conjuntamente da compra e uso da máquina de costura. Mas, em 1856, a Companhia Singer ofereceu o "Plano Primeira Parcela". Este precursor da economia de crédito multiplicou as vendas e tornou possível a aquisição de uma máquina de costura por muitas famílias.
Assim, o inventor, ator e empresário Isaac Singer não mudou apenas o modo de costurar, mas também, a forma como gerimos nosso dinheiro.
|
Patchwork |
Até breve e não se esqueça de comentar!
Fátima China